O que é Email marketing?
Email marketing é a utilização do email em campanhas de marketing digital, com o objetivo decriar e manter o relacionamento com clientes, gerando mais resultados nas vendas e melhorando a retenção.
Diferente do spam, uma estratégia de email marketing visa chegar até os interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer. Assim, você pode enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas.
Contudo, umacaracterística da prática do email marketing é que as campanhas geralmente oferecem uma opção de cancelamento de recebimento, então o que claramente demonstra o respeito por seu público. Este procedimento pode ser atrelado, por exemplo, a uma pesquisa de opinião, onde é possível avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas.
Por que fazer email marketing?
A partir de uma boa campanha de email marketing, você pode ter toda a atenção do lead ou prospect. Assim que a mensagem é aberta, ela ocupa boa parte da tela do dispositivo, e podendo estar adaptada perfeitamente ao Smartphone, tablet ou notebook. Os anúncios pop-up, formulários flutuantes ou outras propagandas na internet geralmente ficam no caminho do que um cliente potencial procura:o conteúdo.
Principais vantagens que os emails trazem para as empresas:
1-Grande alcance
2-Alcance previsível
3-Formato flexível
4-Alto retorno financeiro
5-Canal próprio
Qual o papel do email marketing na sua estratégia de marketing?
O email marketing pode ajudar a cumprir então diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.
Quando uma pessoa dá permissão para receber emails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.
Perceba a grande oportunidade que o email marketing traz. Se você limitar a estratégia apenas então a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.
Email marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. É um canal direto de comunicação com o seu público, que você pode usar para estreitar o relacionamento e, nutrir leads e gerar vendas, com uma excelente taxa de ROI. Ainda assim, continua sendo desacreditado por muitos profissionais de marketing.